Orkut Completa 9 Anos
O Orkut, que marcou uma era na internet brasileira, comemora hoje 9 anos. A rede social foi projetada pelo turco Orkut Büyükkökten, enquanto aluno da Universidade Stanford.
O Orkut foi mais uma rede social que teve certo sucesso e depois fracassou, sem saber como dar sequencia ao projeto - como o MySpace, por exemplo.
A rede foi lançada originalmente nos Estados Unidos, onde o domínio era do MySpace. Contudo, foi no Brasil e na Índia que o Orkut fez sucesso.
Nos primórdios, apenas usuários convidados podiam se inscrever no Orkut. Quando ganhou escala, a rede social também ficou ainda mais conhecida por sua instabilidade, comunidades e principalmente pela lentidão.
Após perder popularidade, devido a ascensão do Facebook, o Orkut foi deixado de lado pela equipe americana e repassado para a equipe brasileira de engenheiros do Google, estabelecida em Belo Horizonte (nos bastidores do Vale do Silício, ainda se comenta sobre os erros estratégicos da empresa em relação à rede social).
Convém recordar, que o Facebook foi lançado apenas duas semanas depois do surgimento do Orkut - Zuckerberg colocou o Facebook no ar no dia 4 de fevereiro do mesmo ano.
Não tem como falar em redes sociais e não citar o Facebook. Mesmo sendo um post acerca do orkut, faremos uma breve comparação.
Enquanto o Orkut sofria com a baixa popularidade e lentidão, o Facebook apostava no desenvolvimento de novos recursos, na segurança, na estabilidade do serviço e na conquista gradual de novos territórios.
Em 2011, o Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no Brasil, aplicando o golpe de misericórdia no serviço. Hoje, o Facebook conta com cerca de 65 milhões de usuários brasileiros, enquanto o Orkut mantém os perfis de seus usuários e suas comunidades como em um museu digital.
Assim como noticiamos em Setembro de 2010, o "Orkut só emplacou no Brasil porque usuário não ligou para lentidão".
Também noticiamos, um ano depois, o golpe de misericórdia: "Facebook ultrapassa Orkut no Brasil".
Orkut Completa 9 Anos
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
05:57
Rating:
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
05:57
Rating:


Nenhum comentário
Postar um comentário