Encontrada Brecha que Mantém o Wi-Fi Seguro
Uma falha no protocolo de segurança WPA2, usado em praticamente todas as redes Wi-Fi do mundo, coloca em risco informações sensíveis a ataques hackers. A vulnerabilidade foi relatada pelo especialista em segurança Mathy Vanhoef, da Universidade KU Leuven, na Bélgica. A recomendação é que todos os modens, roteadores e outros dispositivos, como smartphones e computadores, sejam atualizados assim que o problema for resolvido pelos fabricantes.
“Atacantes podem usar esta nova técnica para ler informações que antes se acreditava que estavam seguras e criptografas”, explicou Vanhoef, em comunicado. “Isso pode ser usado para roubar informações sensíveis como números de cartões de crédito, senhas, mensagens trocadas, e-mails, fotos e outros dados”.
De acordo com o especialista, o ataque de reinstalação de chave , batizado como “KRACK”, “funciona contra todas as redes modernas protegidas de Wi-Fi” e, dependendo das configurações, é possível injetar malwares em sites de internet.
“As vulnerabilidades estão nos próprios padrões Wi-Fi”, pontuou Vanhoef. “Para prevenir ataques, os usuários devem atualizar os produtos afetados assim que as atualizações estiverem disponíveis. Note que se o seu dispositivo suporta o Wi-Fi, é muito provável que ele seja afetado”.
Nos testes, o pesquisador descobriu que os sistemas operacionais de praticamente todos os fabricantes são vulneráveis, incluindo o Android, Linux, Apple, Windows, OpenBSD, MediaTek, Linksys e outros, mas a falha é “excepcionalmente devastadora” contra o Android 6.0 e o Linux.
O Cert (Computer Emergency Readiness Team, órgão do Departamento de Segurança Interna dos EUA para ameaças cibernéticas) foi comunicado informado sobre a falha e, em comunicado, alerta sobre o risco para os usuários. O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido destacou que trata-se de uma “potencial vulnerabilidade global para sistemas Wi-Fi”.
#Segurança #WiFi #WPA2 #BrunoRodrigues #JornaldosCanyons
Encontrada Brecha que Mantém o Wi-Fi Seguro
Reviewed by #BrunoRodrigues
on
11:52
Rating:

Nenhum comentário
Postar um comentário