Supercomputador Santos Dumont está desligado por falta de recursos


Parece piada, mas esta é a triste realidade brasileira. A rádio CBN noticiou que o supercomputador brasileiro, Santos Dumont, foi desligado por falta de dinheiro para pagar a conta de energia.

O supercomputador, que fica no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, é o maior da América Latina (e o 265º no "Top500" dos computadores mais rápidos do mundo), e era peça chave na realização de pesquisas sobre o Mal de Alzheimer e Zika.

A conta de energia para manter o dispositivo em funcionamento chega a R$500 mil por mês, o que corresponde a cerca de 80% dos recursos do Laboratório.

"No mês de maio, vimos que não havia a possibilidade de manter o computador ligado e tivemos a decisão de desligá-lo, diante da imprevisibilidade de chegada dos recursos para a energia elétrica", afirmou o diretor do LNCC, Augusto Gadelha.

Todavia, o desligamento do supercomputador, além de atrasar as pesquisas, pode causar danos ao próprio equipamento. Para evitar o prejuízo em dobro, o laboratório tem ligado a máquina fora do horário de pico para evitar maiores danos, enquanto aguarda por dias melhores.
Supercomputador Santos Dumont está desligado por falta de recursos Supercomputador Santos Dumont está desligado por falta de recursos Reviewed by #BrunoRodrigues on 03:57 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content