Ministério da Justiça exige explicações ao Facebook

O Facebook ativou automaticamente o reconhecimento facial nas contas dos usuários. Ao fazer upload de uma foto, os algoritmos da rede social fazem um scan da imagem para tentar determinar se algum conhecido está ali. Com essa prática a privacidade dos internautas é colocada em xeque.

O detalhe que acabou chamando atenção dos órgãos de defesa foi o fato de o Facebook ter habilitado o reconhecimento facial em diversas contas de usuários sem pedir permissão. Assim, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, notificou o Facebook a prestar esclarecimentos sobre a ativação automática do recurso.

O Facebook tem dez dias para dar uma resposta à notificação. Vai ter que explicar se as mudanças para ativar o reconhecimento facial foram avisadas aos usuários brasileiros.

Vale ressaltar que o Facebook já emitiu um comunicado no qual admite ter errado ao ativar o recurso de reconhecimento facial sem a autorização prévia dos usuários. Se isso valerá alguma coisa órgão de defesa, aí já é outra história.
Ministério da Justiça exige explicações ao Facebook Ministério da Justiça exige explicações ao Facebook Reviewed by #BrunoRodrigues on 01:18 Rating: 5

Nenhum comentário

Custom content